Image

Vantagens e desvantagens do piso vinílico, laminado e porcelanato

Escolher pisos vinílicos, laminados ou o famoso porcelanato. Essa não é uma escolha fácil. Você deve levar em consideração diferentes pontos, como aparência, manutenção, durabilidade e claro, o preço.

Entender os prós e contras de cada opção de revestimento auxilia a determinar a melhor alternativa para você. Abaixo, mostramos alguns dos prós e contras de cada opção. Descubra mais sobre cada tipo e decidida entre pisos vinílicos, laminados ou porcelanatos!

Piso vinílico

É uma opção que contém PVC, minerais e aditivos. É uma opção leve e está disponível em placas, réguas e mantas. A opção mais usual imita a aparência da madeira, mas existem muitas estampas e cores diferentes.

Um dos benefícios do piso vinílico é a versatilidade que apresenta, podendo ser utilizado na sala, no quarto ou no espaço do home office. Porém, não é recomendado a sua utilização em espaços úmidos como os toaletes, as lavanderias ou as cozinhas.

A alternativa colabora para manter o ruído e a acústica fora de um ambiente, por isso geralmente é uma boa opção para os apartamentos. Ao mesmo tempo, o piso de vinil é interessante no tocante ao chamado conforto térmico.

Fácil de instalar, com adequada resistência a impactos, não alérgico e anti derrapante, torna-se uma opção segura para uso. Apresenta ainda bom custo-benefício, especialmente quando comparado a opções mais caras, como é o caso do porcelanato, por exemplo.

Entre os pontos negativos desse revestimento está a impossibilidade de ser utilizado em todo o imóvel. Como não é indicado para espaços com umidade, pode ficar mofado se instalado em áreas úmidas.

Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto. Particularmente, vamos mencionar, a sua instalação requer mão de obra especializada.

Outra desvantagem é que essa alternativa de revestimento não está acessível/adequada para toda e qualquer superfície. O local para instalar deve ser liso e reto/nivelado.

Piso laminado

O piso laminado é feito de madeira, como HDF (High Density Fiberboard). Igualmente contém fibras e resinas com elevada densidade que ampliam sua longevidade.

Disponível em uma variedade de réguas, cores e texturas. Uma delas é o acabamento melamínico, igualmente conhecido como fórmica ou decorativo laminado.

Uma das grandes vantagens é a instalação ágil e fácil. Tem uma vida longa. Mesmo que uma grande quantidade de indivíduos circule pela casa durante o dia, há menos risco de prejuízos.

Sua manutenção é fácil, podendo ser feita com aspirador de pó, pano embebido em água com sabão ou vassoura de cerdas macias.

O revestimento tem um efeito de isolamento térmico que mantém a temperatura ambiente confortável, independentemente do calor ou do frio.

Outro benefício muito importante é que o revestimento é sustentável, pois é feito de resíduos de madeira certificados. Por isso, é uma escolha ideal para aqueles que desejam um imóvel com artigos sustentáveis.

Todavia, o laminado tem seus pontos negativos que devem ser avaliados. Não é à prova d’água, então você não pode instalá-lo no toalete ou na cozinha, tão pouco do lado de fora.

Se exposto ao sol por muito tempo, pode ser danificado, como empenado ou manchado. O piso laminado é mais espesso que o vinílico, por isso, é preciso ter mais atenção ao sobrepor os pisos para não haver rugosidades que possam atrapalhar a circulação.

Porcelanato

Esse é um revestimento cerâmico que tem dado muito certo! Disponível em uma variedade de tamanhos, formas, cores, estampas e acabamentos.

Particularmente em termos de dimensão, temos pisos porcelanato medindo 1,80 x 3,60 metros, o que permite cobrir a área com pouco ou nenhum ajuste, ou rejunte.

O porcelanato destaca-se também pela sua baixa permeabilidade e por dar a possibilidade de instalação em qualquer zona do imóvel, incluindo casas de banho e cozinhas. No entanto, é necessário selecionar a versão certa.

Em espaços molhados, o porcelanato polido fica mais escorregadio e pode causar acidentes. Neste exemplo, é aconselhável usar a opção acetinada.

Existem opções que imitam, praticamente de modo visual, a madeira, o tecido, o couro e o mármore. Por isso, é uma opção para quem busca um revestimento que tenha uma beleza distinta.

As desvantagens incluem que o porcelanato exige mais atenção na limpeza e a variante polida pode progressivamente perder o seu brilho com o tempo. O preço ainda é alto se comparado com outros revestimentos, como comentamos.

Tipos de pisos vinílicos

O piso vinílico na opção de manta é o piso vinílico original que é o primeiro a aparecer quando falamos sobre o assunto. É barato e pode ser colocado em espaços com eventuais irregularidades. O piso vinílico é indicado especialmente para grandes espaços, onde sua aplicação é mais fácil, e é considerado dono de uma boa resistência por ser muito “macio”.

O piso vinílico Click está disponível e é de fácil instalação, pois não está atrelado a cola, pois possui sistema próprio de fixação. O custo tende a ser mais alto, mas é preciso considerar como mais resistente e tem uma instalação super-rápida. O piso vinílico auto adesivo é, como o nome sugere, autoadesivo e fácil de instalar. O piso vinílico auto adesivo pode ser achado em resultados ou pequenos pedaços e igualmente é avaliado como resistente.

Piso vinílico x laminado: qual?

Além do piso vinílico, há igualmente outras alternativas de piso de madeira, como o piso laminado, por exemplo, mencionado acima. Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual dessas duas alternativas, então veja abaixo mais algumas informações sobre eles.

Como já apresentado acima, o piso vinílico é feito a partir de PVC. O piso laminado é feito de HDF, que é uma prancha de elevada densidade. E, como dito previamente, o piso vinílico pode passar por cima de outros pisos, como o porcelanato na aplicação, desde que o espaço esteja nivelado. Em outras palavras, o laminado pode ir bem efetivamente praticamente em todo lugar.

Assim como o piso vinílico, o laminado é fácil de instalar. No entanto, é mais sensível às áreas mais úmidas da casa, portanto, deve ser limpo com aspirador, ou vassoura de cerdas macias.

Outro grande diferencial dos assoalhos vinílicos sobre os laminados que vale destacar é que eles amortecem o som e mantêm a temperatura ambiente, e os materiais aplicados em sua produção previnem alergias de pele.

Conheça a Luminna

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!