Image

Vantagens e desvantagens de casa em condomínio

Conheça quais as vantagens de ter uma casa em condomínio

Optar por morar em um imóvel dentro de um condomínio fechado está se tornando cada vez mais uma alternativa para muitas pessoas. Elas têm procurado esse tipo de imóvel para garantir o espaço que uma casa proporciona e ainda garantir uma maior segurança.

A busca por casas cresceu bastante depois da pandemia de Covid-19 em 2020 e todas as restrições impostas. Com a recomendação de evitar aglomerações e ficar em casa, muitos buscaram lugares maiores e mais espaçosos para esse momento. E muitas dessas pessoas acabam buscando casas em condomínios fechados.

Essa tendência tem crescido não só em grandes centros urbanos, mas nos médios centros também. Mas, você sabe avaliar se essa é uma opção que vale a pena e se é uma alternativa para você? Conhece os benefícios e desvantagens de investir nesse tipo de imóvel?

Se essas são as suas dúvidas, confira toda a matéria a seguir.

Você sabe quais as características de casas em condomínios fechados?

Um imóvel em condomínio fechado é aquele imóvel que está construído em um terreno privado e que forma um conglomerado de casas naquela região. Nesta região todas as pessoas que ali residem são responsáveis pelos custos e manutenção das áreas comuns, o que caracteriza um condomínio.

É a mesma lógica de um condomínio de prédios e apartamentos, onde existe um espaço comum dos moradores e que caso alguém queira ter acesso como visitante, deve ser autorizado pelas pessoas responsáveis. Ficou mais fácil assim?

Vantagens

Se você ficou interessado, confira a seguir todas as vantagens que você pode desfrutar morando em uma casa em condomínio.

Maior segurança

Esse tipo de casa é bem diferente das casas em bairros considerados comuns e que qualquer pessoa tem acesso através das vias públicas.

No caso de condomínios, a entrada e saída de qualquer pessoa passa por um controle geralmente feito por uma portaria. Ou seja, qualquer pessoa que deseje ter acesso àquele espaço, deve anunciar a chegada que será permitida após a autorização do morador.

A maior vantagem nesse caso é garantir uma segurança maior comparada às casas com acesso por vias públicas. Além disso, toda a sua família terá a oportunidade de circular naquele espaço de forma mais privada e controlada.

Melhor infraestrutura

É muito comum que os condomínios fechados possuam uma boa infraestrutura interna. Isso garante aos moradores que, em diversas situações, o morador não precise sair do condomínio para algumas atividades do dia a dia.

Hoje em dia os condomínios oferecem muitos serviços, como, por exemplo, conveniência 24h, piscina, academia, feira interna semanal ou quinzenal, playground e até mesmo biblioteca e outras opções de lazer.

Conservação das áreas comuns

A manutenção e gestão do condomínio é feita através de uma administradora e pelo síndico, que são definidos pelos moradores. Esse tipo de administração garante uma conservação maior das áreas comuns.

Quer um exemplo? É muito comum que condomínios façam a manutenção da vegetação da região e cuidem dos gramados e jardins, o que geralmente acontece de forma regular.

Isso é bem diferente de casas localizadas fora dos condomínios que dependem da gestão pública para lidar com essa questão.

Maior contato com os vizinhos

Outro ponto positivo é que como todos convivem em um espaço comunitário, é comum que você tenha um maior contato com os vizinhos. Os moradores tendem a se encontrar nos espaços infantis, nas feiras livres semanais e até mesmo nas assembleias regulares.

Tudo isso pode proporcionar a criação de uma rede de apoio, favorecendo o apoio em situações de urgências e imprevistos.

Além disso, muitas pessoas entendem que estabelecer vínculos e amizades na região de residência, é um item que melhora inclusive a qualidade de vida. Essas novas amizades podem ser formadas entre pessoas com pensamentos semelhantes e que em outros contextos não se encontrariam.

Melhor qualidade de vida

Diante das vantagens de estar em um ambiente seguro, bem cuidado e que proporcione algumas soluções do dia a dia a poucos metros da sua casa, com certeza irá impactar positivamente na sua qualidade de vida.

Imagine que você não precisa encarar uma fila gigante do supermercado, pois tem uma unidade dentro do condomínio. Ou ainda, se precisar de um item específico o encontra em uma conveniência 24h.

Por isso, morar em um condomínio tem tudo para viver com menos estresse e ter uma vida mais tranquila para toda a sua família.

Desvantagens

Mas, como nem tudo são flores e vantagens, existem algumas desvantagens nessa escolha.

Confira a seguir quais são elas.

Taxa de condomínio

A taxa de condomínio de casas funciona da mesma forma que a taxa de condomínio em prédios. Todos os moradores pagam uma taxa mensal fixa e esse valor é revertido em diversas ações, como, por exemplo, pagar a administradora e eventualmente o síndico, fazer o pagamento dos funcionários internos como auxiliares gerais ou porteiros ou ainda realizar manutenção da área comum.

Assim, existirão as despesas fixas e caso exista alguma outra despesa não prevista, isso demandará mais um esforço financeiro dos moradores para que aquilo aconteça.

Regras e restrições

Ao contrário do que se imagina, o morador não poderá fazer o que bem entender em total liberdade, pois todos os condomínios possuem regras de forma a melhorar a convivência entre todos.

Sabia que alguns condomínios não permitem a mudança da cor da fachada da casa? Alguns exigem um padrão. Caso você faça de forma arbitrária, terá que corrigir a questão e gastará duas vezes.

Ainda na convenção e minutas do condomínio podem constar informações e restrições sobre barulho, horário para utilização de áreas de lazer e diversas outras questões.

Por isso, conhecer essas regras é imprescindível para evitar problemas e garantir uma boa convivência.

Burocracias para ter visitas

Essa é outra questão que é bastante diferente de casas que não estão localizadas dentro de um condomínio. No caso de casas em bairros com acesso por vias públicas onde as pessoas têm o acesso livremente à alguma residência, no caso de condomínio todas as visitas e prestadores de serviços devem ser autorizados pelos moradores.

Em alguns casos é necessário, inclusive, que o visitante faça até um cadastro na portaria. Essa burocracia pode ser vista como um incômodo por pessoas de fora daquela comunidade.

Menor privacidade

É muito comum que a distância entre as casas do condomínio seja menor, o que pode causar uma perda da privacidade na vida cotidiana. Para algumas pessoas isso pode causar um certo desconforto, no entanto, é uma situação que pode ser manejada com itens alternativos, como cortinas por exemplo.

Como temos mostrado, essa dinâmica de moradia tem suas vantagens e desvantagens que dependem do seu estilo de vida e também a preferência dos familiares. Realizar uma mudança significativa como essa envolve muitos custos, uma preparação e adequação das normas daquele condomínio.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!