Image

Saiba como montar adega de vinhos em sua casa

Confira os diferentes tipos de adegas e as características de cada uma delas

Já imaginou guardar suas bebidas favoritas em um local único? Tanto para descontrair depois de um dia longo de trabalho ou para uma recepção especial de amigos, a dica é estudar como realizar a montagem de uma adega em sua residência.

As preparações com base de uva, realizadas com a fermentação alcoólica parcial integral, podem acabar sendo uma grande aliada para a sua saúde. O truque está no consumo moderado e não frequente. Usualmente para comemorar datas relevantes ou desfrutar de uma noite com os entes queridos.

Se você se interessa pelo investimento desse tipo de projeto, entenda que há diversas maneiras de tirá-lo do papel. Conversamos sobre isso mais adiante para que você possa sanar as suas dúvidas. Siga lendo

Tipo de adega

Antes de começarmos devemos enfatizar que há várias versões de adegas. Você precisa considerar os recursos e benefícios de cada alternativa para achar a mais adequada para o que você precisa. Veja abaixo um resumo das principais opções.

Adega passiva

Tem este nome porque não inclui a função de climatizar. Ou seja, opera como os corriqueiros recantos de boteco em casa formados por estantes e prateleiras que guardam distintas bebidas. Para que a sua adega fique exatamente como você espera, nesse exemplo é interessante o investimento em móveis planejados. Com a Luminna você encontra as melhores opções para a sua adega.

Nesse tipo de adega, como não há refrigeração, a temperatura deve ter seu controle feito por outros mecanismos.

A escuridão, a localização subterrânea e o uso de estruturas muito espessas são alguns dos mecanismos utilizados para manutenção da temperatura no nível recomendado para a conservação dos vinhos.

Termoelétrica

É uma opção apontada para aqueles que querem conhecer a montagem de uma adega de vinhos, já que está vinculada ao uso da eletricidade para regular o clima interno. É um espaço formado por uma placa cerâmica cuja atuação é reter o calor de dentro e levá-lo para fora.

As opções termelétricas são vendidos em uma variedade ampla de tamanhos que facilitam a adaptação do produto às necessidades. Um benefício sobre as demais adegas de temperatura controlada é o baixo ruído e vibração ao longo de sua operação.

Com compressor

Esta alternativa tem dependência da eletricidade para controle da temperatura interior e é a mais contemporânea unidade de climatização. Embora pareça semelhante a uma termoelétrica, o sistema de adega com o compressor é similar ao seu refrigerador. Assim, em vez de tirar o calor do interior, administra ar gélido em seu interior.

O ar do seu interior é resfriado pelo compressor, que tem êxito na manutenção da temperatura. Igualmente é um modelo que vem em diferentes tamanhos mas acaba fazendo mais ruído que a termoelétrica e pode levar a mais consumo de energia.

Como montar uma adega?

Agora que você entende os diferentes modelos de adega, se torna mais fácil passar para as etapas seguintes: desenvolvimento e execução do projeto. Para alcançar o resultado desejado sem problemas, é pertinente a orientação de um expert, por isso não hesite em consultar um profissional do segmento.

Escolha um local

Uma adega pode ter sua disposição praticamente qualquer lugar da casa, desde que não esteja no sol. Recorde-se que a elevada exposição a luz e calor adiantam o processo de danificação das bebidas, sem mencionar o funcionamento das estruturas de refrigeração.

O lugar ideal é aquele perto das áreas sociais da residência onde as pessoas normalmente se reúnem para socializar. A depender do estilo e do dia a dia dos moradores, esse local pode ser um terraço gourmet e/ou uma sala de estar. Você também pode usar certos cantos da sua cozinha, por exemplo.

Defina o tamanho

A magnitude do espaço disponível determinará o número de opções que você pode ter em sua residência. Se o seu objetivo é entender a construção de uma adega passiva, o nível de customização é alto. Afinal, esse tipo de adega é composto por uma estrutura mobiliada que pode acabar sendo pedida segundo acordo com sua vontade.

Nas adegas com sistema de climatização, por exemplo, preveja as dimensões para saber se cabem no espaço que você deixou. Para modelos que armazenam cerca de 200 garrafas, você pode apostar nas versões compactas com quatro a doze rótulos.

De qualquer forma, certifique-se de prover instalações que sempre conservem as garrafas na vertical. Esta situação impede que as rolhas sequem e encolhem, o que pode expor a bebida ao oxigênio e estragar prematuramente.

Integre o equipamento a decoração

Todos os modelos de adegas operam bem com uma iniciativa exclusiva. Os móveis planejados podem ter usos ​​como base para uma montagem passiva ou como adjunto nos modelos climatizados. Em todos os casos o objetivo é alinhar impecavelmente estética e função.

É significativo que a adega seja integrada no espaço e isso pode ser assegurado com a seleção correta dos acabamentos. Alegremente, os modelos com climatização são feitos de materiais distintos e podem ter cores diferentes. Em outras palavras, você pode achar de tudo, desde variações em aço escovado até alternativas pintadas com brilho.

Móveis planejados

Esta iniciativa é a forma mais segura para aqueles que não sabem como montar uma adega. O mobiliário projetado serve como base da estrutura passiva e complementa as variações climatizadas.

Equipamentos prontos para uso não necessitam ficar soltos no ambiente. Você pode integrá-los em balcões, armários e até paredes se puder considerar uma boa solução de móveis planejados. É uma maneira de salientar e tornar mais fácil o acesso ao compartimento que guarda a bebida preferida do apreciador de vinhos.

Se você não quiser usar o sistema climatizado, a recomendação é fornecer uma estrutura totalmente personalizável com tudo o que você demanda para simplificar o processo de coleta e armazenamento de opções, nichos, prateleiras, ganchos, painéis e diversos acessórios que poderão ser pedidos à equipe de elaboração do projeto.

Conheça a Luminna

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!