Image

Qual a melhor posição solar para construção de casa? Confira

A luminosidade natural é significativa em qualquer projeto arquitetônico. Em diversos exemplos, deve ser farta e alcançar pontos específicos do empreendimento de modo a realçar características particulares do ambiente e também iluminá-lo adequadamente. Mas há uma determinação específica sobre a posição solar para construir? É sobre isso que iremos falar neste texto para não haver dúvidas no momento de selecionar um lugar para residir.

Certos elementos devem ser levados em consideração, como o percurso do sol nos distintos períodos do ano, onde o imóvel está localizado e, obviamente, as tendências daqueles que moram no local. Siga lendo e descubra como considerar esses pontos na escolha de apartamentos e residências!

Como o sol se comporta em cada estação?

A acessibilidade da luz não é a mesma no decorrer do ano. A razão está na variação do ângulo em que o sol se forma conforme a Terra. Essas alterações acontecem a cada ano, mudando nossa percepção da luz natural.

No Hemisfério Sul, o lado norte costuma ser o mais valioso se o intuito for deixar a luz durante todo o dia.

Veja uma síntese do que ocorre nessa posição nas distintas temporadas

· Verão – na estação quente, o sol está mais alto (maior angulação);

· Inverno – na estação fria, o sol inicia sua trajetória mais enviesada para o norte (menor angulação);

· Outono e primavera – após os equinócios, o caminho do sol cai entre as limitações apontadas no verão e no inverno.

Uma escolha usual para uso da energia solar na construção é o lado leste, sobretudo porque provê o sol durante a manhã. Muitas pessoas, por exemplo, gostam de abrir as vidraças do quarto de manhã para se beneficiar dessa luz e revitalizar o espaço onde dormem.

Nesse exemplo, o interesse está em desfrutar da radiação mais branda nas horas iniciais do dia para clarear os espaços que os residentes têm como importantes. Com o decorrer das horas, o sol se torna mais forte, mas já atinge outras áreas com menor exposição no imóvel.

Por que considerar a região do imóvel?

Para quem busca um local ensolarado para construir deve ter em mente o local onde o imóvel está. Afinal, o nosso país é bem vasto e cada área tem suas particularidades climáticas.

Em diversos municípios, o sol pode acabar sendo mais procurado dentro da residência devido ao frio extremo ou pela umidade elevada. Por exemplo, na região Sul, recomenda-se que as fachadas mais largas das casas estejam viradas ao norte ou para o nordeste. A intenção é deixar os cômodos principais tendo contato com o sol para não ficarem frios, principalmente no inverno.

Os estados do Norte e Nordeste, por terem temperaturas mais elevadas o ano todo, podem acomodar casas com distintas particularidades. Nestas zonas, a face sul nesse caso nem sempre é um problema, pois, devido à pouca insolação, há a possibilidade de reduzir as altas temperaturas no interior das propriedades.

Com toda certeza que não devemos nos limitar à questão da temperatura, uma vez que a luz natural tem impacto significativo na manutenção das plantas, melhorando o bem-estar dos moradores e melhorando o design dos ambientes. Desfrutar, conforme as características de cada região, igualmente é uma opção sustentável.

Qual é a melhor posição solar para construção?

Ficou evidente que não há uma maneira uniforme de estabelecer como os espaços serão distribuídos. De maneira geral, como a maioria das regiões do país está localizada abaixo da linha do Equador, aconselhamos dar preferência aos lados norte e suas variantes, como os lados nordeste e também noroeste.

Ou seja, deve-se dar preferência a imóveis que possuam seus principais espaços e uma vasta gama de aberturas em sentido norte. Isso garantirá bastante luz natural no decorrer do dia, impedindo questões como áreas geladas, locais escuros e, se for o caso, surgimento de mofo.

A exceção acontece em regiões muito abafadas e quentes, que podem necessitar de maiores áreas de bloqueio nos espaços mais atingidos pelo sol. Igualmente é pertinente estudar a direção do vento predominante em cada área, pois o trânsito natural do ar afeta a temperatura interna.

Confira abaixo mais dicas para ampliar a sua verificação quanto à posição solar para construir.

Distribuição da planta do imóvel

Não olhe para a casa apenas por fora. É necessário conhecer o interior para compreender como foi imaginado o layout, apreciando a amplitude dos cômodos, a divisão dos espaços (social, íntima, de serviço) e outras particularidades.

Se houver a possibilidade, vá ao prédio em horários distintos para ver como o sol se manifesta durante o dia. Isso lhe proverá uma boa ideia dos locais mais claros e das áreas que não obtêm luz natural.

Posição e tamanho das aberturas

Portas e janelas são pontos de entrada da luz solar, por isso devem ser consideradas com muito cuidado. A face principal ou ideal tem as fendas adequadas para fornecer o calor e a luz desejados?

Não esqueça-se de estruturas que deixam trespassar parte da radiação mesmo quando fechadas, como superfícies de vidro. Todos esses pontos são fundamentais para fazer a escolha certa do apartamento.

Condições da vizinhança

Por fim, atente-se de que componentes estão presentes ao redor do imóvel que podem afetar a quantidade de luz que ela recebe. Isso compreende edifícios vizinhos, árvores, paredes e outras estruturas que podem bloquear integral ou parcialmente o caminho da luz solar.

Possua especial tutela ao procurar apartamentos em condomínios fechados ou edifícios baixos, pois estes costumam estar cobertos por quaisquer elementos mais altos. Tenha paciência, reúna dados significativos e tome a decisão certa para a sua necessidade.

E aí? Você já imaginava existirem tantos elementos envolvidos na determinação quanto a melhor face para os imóveis? Desejamos que essas dicas auxiliem você a estudar as particularidades que mais impactam quanto a questão da posição solar para construir. Nunca esqueça-se que na dúvida sempre é possível buscar a ajuda de um profissional.

E nesse caso há vários profissionais os quais é possível contar para te auxiliar na decisão.

Conheça a Luminna 

A Luminna Planejados atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos e traz uma série de diferenciais para você, como cinco anos de garantia e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!