Blog
Dicas para ter uma área de serviço prática
A área de serviço é, normalmente, um cômodo onde não costumamos prestar tanta atenção ou dar a devida importância. Contudo, o ambiente faz parte de momentos da rotina de cuidados com a casa que necessitam de uma decoração e móveis que sejam funcionais, práticos, acessíveis e de fácil manutenção. Esse é um espaço que tende a ser pequeno e tem como função armazenar muitos objetos e utensílios da casa.
Por mais que as características do cômodo deem a ideia de que ele será pouco utilizado e que apenas os moradores da casa ou apartamento frequentaram com mais regularidade, a atenção que a área de serviço demanda é bastante relevante para a funcionalidade tanto da casa inteira quanto do próprio cômodo. Além disso, é neste espaço que tarefas consideradas não tão agradáveis acontecem, fazendo com que bagunças, má organização e pouca praticidade se tornem pontos de estresse ou maior incômodo.
Separamos 5 dicas essenciais para manter a sua área de serviço prática e organizada, aumentando a produtividade das atividades que acontecem por ali. Acompanhe com a gente a seguir e separe seu bloco de notas para lembrar de todas as dicas. Olha só:
1. A importância da escolha dos móveis
O grande responsável pela multifuncionalidade e aproveitamento do espaço no caso das áreas de serviço são os móveis escolhidos para compor o ambiente. O mais recomendado em casos de cômodos pequenos são os tão conhecidos móveis planejados. A dica está em fazer uma lista bastante realista com as principais funções que serão desenvolvidas ali. Lavar roupa, secar roupa, despensa, armazenamento de produtos de limpeza, utensílios para limpar a casa etc.
Com isso você entenderá melhor quais serão as necessidades do dia a dia que precisarão ser abrangidas pelos móveis e acessórios escolhidos. Quanto mais embutido, planejado e medido com exatidão, melhor será para a funcionalidade e organização do local. Converse com a empresa escolhida para o planejamento dos móveis e seja claro sobre as vontades a serem cumpridas.
2. Aproveite as paredes!
A verticalização dos móveis e acessórios escolhidos para a área de serviço é muito importante. Geralmente este é um dos menores cômodos da casa ou apartamento, fazendo com que a utilização de cada metro quadrado disponível seja essencial. Optar por armários aéreos, nichos nas paredes, prateleiras para o armazenamento de pequenos objetos e varal no teto são exemplos de alternativas de verticalização da decoração e planejamento do local.
Aproveitar ao máximo as paredes e espaços disponíveis te ajuda a conferir um ar de organização, limpeza e praticidade na área de serviço, transformando cada escolha em uma peça-chave para manter todos os objetos, utensílios e produtos cada um em seu lugar e fora do alcance de crianças, animais ou incidência direta de sol.
3. Foco na seleção do varal
Quantas peças você tem de roupa? Com que frequência você costuma lavar as roupas e quantas peças você lava por vez? Sua área de serviço recebe bastante sol, vento e é rápido de secar as diversas calças, camisetas e blusas? Todos estes pontos precisam ser levados em consideração na hora de escolher o melhor varal para o seu dia a dia e sua rotina de tarefas relacionadas a isso.
Existem varais suspensos, retráteis, largos, pequenos, cumpridos ou de chão, por exemplo. Se engana quem imagina um varal tradicional com apenas uma opção no mercado. A pesquisa é crucial, assim como ter em mãos as exatas medidas disponíveis para a colocação do escolhido. Seus itens são pesados, leves, tem secagem rápida ou demorada? Se fizer todas estas perguntas e as suas respostas servirão de guia para encontrar o varal perfeito!
4. Área de serviço também é lugar de plantas
É bastante comum a sensação de que a área de serviço não precisa de decoração, de plantas ou de detalhes que servem apenas para deixar o ambiente mais bonito e esteticamente harmonioso. Todos os cômodos de uma casa precisam disso! A personalidade de quem mora ali pode estar presente em cada canto de todos os ambientes e a área de serviço não é diferente.
Invista em plantas que tem características que combinem com a iluminação, entrada de ar e exposição ao sol que a sua área de serviço recebe. Pesquise a manutenção, existem muitas espécies que não demandam um trabalho adicional para o seu cuidado, servindo para a praticidade e funcionalidade que a área de serviço necessita.
5. Organização é tudo
A praticidade e a funcionalidade de um local sempre estão diretamente relacionadas com a organização do ambiente. Existem vários meios que auxiliam grandemente na organização de uma área de serviço. Já falamos sobre o principal deles, os móveis planejados, no primeiro item da nossa lista de dicas. Agora vamos para o complemento deste item com alguns outros utensílios de decoração e organização.
Caixas, nichos, cestos organizadores e prateleiras serão seus grandes aliados. Neles será possível armazenar aqueles produtos e objetos que você utiliza com mais frequência, mas que não precisam ficar, necessariamente, a mostra o tempo todo. Nomeie as caixas com etiquetas ou canetas permanentes, padronize as escolhas e faça com que tudo esteja em harmonia com o resto da organização do local.
Uma boa dica é a de imaginar primeiro quais serão os objetos selecionados para cada nicho, calcular uma medida aproximada tanto de altura quanto de largura deste conjunto de objetos e procurar por um nicho, caixa ou prateleira que esteja exatamente na medida necessária. Caixas grandes demais, baixas demais ou pequenas demais tendem a ter efeito oposto, atrapalhando mais do que ajudando na organização.
Luminna Decoração
Com uma equipe de profissionais qualificados, a Luminna Planejados desenvolve ideias de planejamentos de móveis e ambientes que superam as expectativas de clientes há mais de 10 anos. Todas as tendências de design, mobiliário e materiais sustentáveis são levados em consideração para que a entrega dos projetos seja sempre profundamente satisfatória. Entre em contato conosco e transforme a sua casa com estilo, criatividade e inovação.