Image

Dicas de limpeza pós-obra

Veja algumas dicas que podem te ajudar durante a limpeza pós-obra. Aqui reunimos as mais pertinentes para que esse processo seja mais tranquilo

Quando você terminar o trabalho em sua residência, há uma etapa inesquecível: a limpeza. Isso pode se mostrar como uma atividade assustadora. Mas é importante para poder ver o resultado da obra. Por isso, a limpeza após o trabalho é pertinente e merece muita atenção.

A limpeza é essencial não apenas para a melhorar a aparência do local, mas também para a saúde, retirando todos os detritos residuais e evitando acidentes envolvendo entulhos, fios e outros objetos. Mas como efetivamente limpar depois do trabalho? Como restaurar a aparência e destacar as mudanças feitas no local? Confira nossa coleção de dicas de limpeza para manter sua residência com ótima aparência depois do trabalho.

Materiais para limpeza

Primeiro você precisa reunir os itens que serão demandados para a limpeza após o término do trabalho. Nessa limpeza, os itens devem ser mais resistentes, pois diversos detritos podem ser achados. Veja uma breve relação de itens que o auxiliará a começar a limpar. Dentre os materiais mais usuais para a limpeza estão: luvas de proteção, espátulas, sabão, detergente, removedor de tinta, pano de chão, balde, etc.

Esses itens podem facilitar a limpeza. É possível acrescentar produtos, caso necessário. Mas, geralmente, com esses materiais são os mais comuns para esse tipo de limpeza. É preciso entender quais são as necessidades de cada piso, por exemplo. Alguns pisos exigem apenas água e sabão, outros exigem produtos específicos para limpeza. Por isso, faça uma breve pesquisa antes de iniciar a limpeza pós-obra.

Dicas pós-obra

A limpeza pós-construção deve ser mais completa do que a limpeza normal, por isso é necessária atenção especial. Por isso, alguns conselhos podem te permitir aumentar sua produtividade, impossibilitando o desperdício de tempo e igualmente de esforço na hora de concluir a atividade. Confira alguns dos conselhos que reunimos para você.

1 – Se planeja para o fim da obra

A dica inicial é quanto ao planejamento para o término da obra. A limpeza em seguida é uma maneira de reduzir eventuais dilemas futuros, como, por exemplo, excesso de lixo que pode danificar a pintura, espelhos, etc. Aguardar a conclusão do trabalho antes de iniciar a limpeza é fundamental. Afinal, fazer a limpeza enquanto a obra ainda ocorre é uma perda de esforço e tempo, pois a poluição aumenta a cada etapa da obra.

2 – Tire o excesso de entulho

A dica número dois é iniciar com uma limpeza poderosa. Remover a sujeira residual enquanto a obra ocorre é uma maneira de evitar o acúmulo, mas se isso não for possível, este deve acabar sendo o primeiro passo na limpeza. Inicie com uma limpeza mais grosseira, conhecida como limpeza pesada. Esta será uma etapa mais trabalhosa. Depois disso, a limpeza mais fina começará.

3 – Comece por setores

Para limpar é pertinente respeitar uma ordem. Afinal, esse processo pode acabar sendo bastante exaustivo, e embaralhar a ordem dos ambientes pode te levar a gastar mais tempo e aplicar mais esforços do que o necessário. Dessa forma, há a possibilidade de categorização dos locais e limpá-los ordenadamente para impedir esse esgotamento mais rapidamente. Além disso, ao realizar a limpeza em ordem, você impedirá que a sujeira de uma sala, por exemplo, chegue a outro cômodo e duplique o trabalho.

4 – Cuidado com os acabamentos e instalações

As obras exigiram alguns retoques na residência para torná-la mais impressionante, como rodapés ou pormenores em gesso. A limpeza deve ocorrer levando em consideração esses artigos, impedindo danos ao que terminou de ser colocado. Também cuide das instalações elétricas do local durante o processo de higienização.

5 – Limpe as partes superiores

Ao limpar a construção é interessante recordar de higienizar as partes de cima da residência, tais como tetos, vidraças, paredes, etc. Estes artigos podem juntar muita poeira ao longo da obra e, caso você não tome cuidado, o piso que terminou de limpar pode acabar sujando novamente.

6 – Atenção a cozinha

A cozinha é um lugar onde os alimentos são feitos. Por isso, é pertinente dar atenção redobrada a esse local na hora de efetuar a limpeza. Utilize os produtos recomendados para higienizar completamente a parte superior da pia e a parte superior do balcão, impedindo qualquer eventual resíduo no local. Repita o processo de higienização para obter mais eficiência.

Com esses conselhos, a limpeza após a construção se torna mais fácil e pode ser aprimorada, assim você economiza esforço e tempo, tornando a sua residência ainda mais bonita.

Outras dicas

Alguns detritos residuais podem atingir o chão, sendo necessária a sua limpeza. Por isso é pertinente entender como retirá-los do ambiente. Veja as alternativas:

Remoção de gesso do chão: Atente-se ao piso que você possui e os itens recomendados para remover o gesso. O uso de uma espátula não é indicado, pois aumenta as chances de riscos.

Retirar tinta do chão: sabão e um pouco de água ou álcool são os ingredientes que ajudarão na limpeza da tinta sobre o piso. Preste atenção aos acabamentos sensíveis, como assoalhos de madeira.

Use o aspirador de pó: o item é um parceiro na hora de retirar o pó do chão e igualmente de dentro dos móveis. 

Vários destes conselhos podem auxiliar na manutenção do ambiente limpo por mais tempo após a construção. Esta higienização é pertinente para que as mudanças realizadas no local sejam vistas. Afinal, não compensa mudar o piso da sala, por exemplo, se ele estiver coberto de poeira ou detritos. Consequentemente, no início de uma intervenção em casa, esteja preparado para a etapa final. Isso contempla a limpeza e a instalação de móveis e artigos decorativos.

Recorde-se de se proteger ao limpar após a construção. É interessante evitar ocorrências desagradáveis, e reações alérgicas, por exemplo. Por isso, máscara e luva são essenciais ​​para essa limpeza. Outro conselho é contratar um profissional especializado em limpeza. Eles podem fornecer um serviço fantástico.

Mexer na cozinha, como mencionamos, pede mais cuidado no momento da limpeza. Mas não é apenas isso, existem diversos equívocos sobre a reforma do local, conhecê-los facilita bastante a intervenção.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!