Image

Confira as vantagens de cozinha e sala juntas

Os projetos com casas nas quais a cozinha e a sala estão juntas existem, seja para favorecer a criação de um ambiente mais fluido e integrado, seja para aproveitar melhor o espaço em casas pequenas.

Essa ideia está progressivamente mais popular, pois essa escolha de moradia pode oferecer muitos benefícios para os moradores e comodidade para todos.

Todavia, muitos têm questões na hora de decorar uma cozinha e uma sala conjunta, já que os dois espaços precisam estar em harmonia entre si, mas não forçosamente idênticos se você não quiser.

E imaginando isso, hoje trazemos dicas de design de interiores com sala e cozinha juntas que certamente vão te inspirar a embelezar ainda mais a sua casa.

Vantagens de uma cozinha e sala juntas

Todos nós desejamos morar em uma residência funcional, confortável e que nos proporcione praticidade na rotina diária, não é mesmo? E para isso, ambientes integrados, como sala e cozinha juntas, são uma boa ideia.

E caso você tenha perguntas se deve ou não apostar em um projeto de residência com sala e cozinha unidas, veja abaixo as vantagens desse tipo de casa.

Amplo aproveitamento do seu espaço: como não há tantas paredes, há a possibilidade de aproveitar mais os espaços em ambientes ligados, auxiliando inclusive na melhor circulação.

Conexão: para todos que gostam de receber convidados em sua residência para almoçar ou mesmo jantar, a casa com sala e cozinha juntas é uma excelente alternativa, pois mesmo quem está no espaço social, a sala, mantém contato com aqueles que estão na cozinha.

Melhorar o fluxo de ar e a luz, ponto que muitas pessoas nem mesmo chegam a refletir . Mas os espaços incorporados têm melhor circulação de ar e luz, pois não há obstruções que as paredes possam criar.

Sensação de amplitude: para aqueles que moram em casas ou apartamentos pequenos, a cozinha e a sala integradas são uma boa alternativa de design porque garante uma sensação de amplitude no espaço.

Tal como ocorre com outros conceitos de decoração, a sala e a cozinha igualmente apresentam pontos fracos, que devem ser considerados caso você esteja pensando em investir nesse modelo.

Devido à integração, pelo menos uma parede deixará de existir. O espaço de guarda é geralmente limitado a uma parede, a pia ou até mesmo a bancada, ou a ilha. Por isso, ao pensar em investir nessa integração tenha isso em mente, que não chega a ser um ponto negativo, mas que precisa ser considerado.

Além disso, ao incorporar espaços, deve-se atentar para a seleção da coifa, que comentamos mais abaixo. Ela deve ser um pouco mais larga que o fogão e ter boa potência para evitar que o cheiro de fritura, por exemplo, se alastre pela sua sala.

Vale destacar que apesar dessas observações, a integração entre a sala e a cozinha pode resultar em um ambiente moderno, amplo e aconchegante, que dentre outras coisas favorece a convivência familiar ao garantir maior conexão entre os moradores que estejam em um dos dois espaços, tal como favorece a troca entre os convidados no caso de famílias que tendem a receber muitas visitas.

Dicas de decoração para cozinha e sala juntas

Bom, nesse momento você já entendeu um pouco dos benefícios de uma moradia com sala e cozinha juntas. Agora é possível que você tenha dúvidas sobre como embelezar a cozinha e a sala juntas, e nós estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.

Assim sendo, confira as ideias de decoração de cozinha e sala abaixo para se inspirar e praticar em sua residência.

Cores

Quando mencionamos o assunto cores para cozinha e sala juntas, a primeira coisa que se pensa é o tamanho do cômodo.

No caso de combinar sala e cozinha em um apartamento pequeno, a cor mais adequada, mas não obrigatória, é uma cor clara, porque ela ampliará perceptivelmente o espaço.

Além disso, considere selecionar um esquema de cores que “conversem” entre si se for usar tons distintos em cada espaço. A exemplo, cozinha azul pastel, a sala de estar igualmente deve estar em tons pastéis.

Iluminação

A iluminação é um dos pontos altos da decoração do ambiente, pois além de destacar pontos particulares da decoração ela igualmente pode proporcionar uma percepção de aconchego no ambiente.

Em um projeto conjunto de cozinha e sala, uma alternativa legal é combinar a luz branca com o amarelo, mas na cozinha a ênfase é na luz branca, isso porque é local onde vai cozinhar e na sala foque na luz amarela que dará mais conforto visual à área social da casa.

Além disso, os candeeiros ou abajures que servem para enfeitar a cozinha e a sala juntos não necessitam ser idênticos nos dois espaços se você não desejar, mas é muito pertinente que os mesmos estejam conversando entre si por meio das cores, design ou materiais.

Móveis

Apesar de ser uma casa planejada, é normal que os armários da cozinha sejam diferentes dos móveis da sala, afinal são objetivos distintos, porém, algumas ideias conjuntas podem ser pertinentes para um ambiente mais funcional e limpo.

Como os dois ambientes serão incorporados, uma boa dica é investir na impermeabilização dos móveis da sala como sofás e poltronas, afinal, a gordura do preparo das refeições também pode ir para o restante do ambiente.

Não se esqueça de investir em uma boa coifa para impedir que a fumaça e os odores da cozinha se alastram pela casa.

Outra dica é quanto ao investimento em mobília funcional que vai te auxiliar na organização do seu espaço. Por isso, os armários de cozinha devem ter muitas divisórias, todavia, se o espaço disponível for pequeno, invista em móveis funcionais que combinem as necessidades da sala e também da cozinha.

Conheça a Luminna

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!