cozinha conceito aberto conheca as vantagens

Conceito aberto: conheça as vantagens dessa tendência

A praticidade, o aproveitamento de espaços e a integração ganham muito com o conceito aberto.

Essa tendência que já conquistou a preferência dos brasileiros, além de facilitar o operacional de um apartamento ou da casa no que se refere à limpeza e manutenção, além de deixar o ambiente mais bonito, claro e humanizado.

Especialmente quando é utilizado em ambientes pequenos, já que possibilita o bom aproveitamento de todos os espaços, esse conceito também se transforma em tendência de imóveis maiores, em função de ganhos naturais e da beleza que proporciona aos moradores e visitantes.

Neste post apresentamos o conceito aberto, suas vantagens e as possibilidades de aplicação em sua casa ou apartamento!

O que é conceito aberto?

O conceito aberto surgiu em 1990 na cidade de Nova Iorque quando antigos prédios que funcionavam como indústrias ou grandes escritórios, foram transformados em ambientes residenciais.

Para viabilizar o imóvel sem grandes investimentos, surgiu a ideia integrar em um único ambiente a sala de estar, sala de refeições e cozinha.

Em decorrência disso, os ambientes eram abertos e melhor visualizados pelas pessoas, principalmente porque os ambientes eram divididos por móveis ou objetos. 

A ideia foi bem recebida e ganhou espaço em todo o mundo.

Vantagens de aplicar essa tendência na sua casa ou apartamento

A primeira grande vantagem de aplicar o conceito aberto em sua casa ou apartamento é a redução de custos na construção da casa, já que o número de paredes que dividem o imóvel, diminui.

No entanto, existem outras grandes vantagens que agradam às pessoas e fazem muito sucesso com a aplicação desse conceito, vamos a elas:

Deixa a família mais próxima

O conceito aberto permite a socialização familiar, uma vez que é possível que os moradores realizem suas tarefas em um mesmo local, por exemplo, as crianças podem fazer um lanche, enquanto os pais estão na sala de estar conversando, todos próximos e interagindo em um mesmo ambiente.

Ambiente iluminado

Os ambientes ficam mais iluminados, uma vez que não existem paredes, portanto, a luz solar pode literalmente “invadir” o imóvel, proporcionando melhor circulação de ar.

Ocorre ainda um melhor aproveitamento da luz artificial, com a centralização dos sistemas de iluminação atendendo a todos os ambientes abertos.

Ampliação dos ambientes pequenos

O conceito aberto deixa pequenos ambientes com a impressão de que são maiores, uma vez que todos os espaços podem ser bem ocupados, principalmente através de móveis planejados

Por não existirem paredes, a amplitude do espaço é otimizada e uma boa decoração transforma um local pequeno em um ambiente bonito e harmonioso.

Integração com a natureza

Em algumas situações é possível fazer a integração do ambiente externo com o residencial, permitindo que a natureza faça parte do seu espaço e a luz natural seja aproveitada no interior da casa.

Como pudemos observar, existem diversas vantagens em aplicar esse conceito em sua casa ou apartamento, transformando os espaços em locais aprazíveis no cotidiano dos moradores e visitantes, bastando tão somente criatividade e imaginação.
O conceito aberto ficou claro para você? Deixe seus comentários e continue nos acompanhando no Instagram e Facebook para mais dicas de decoração.