Image

Como usar o painel ripado na decoração da casa?

O painel ripado pode ser utilizado em diferentes ambientes de casa trazendo requinte e sofisticação

Há múltiplas formas de se alterar o visual de um determinado ambiente. Uma das maneiras mais corriqueiras acaba sendo por meio de acessórios. Nesse sentido, acessórios maiores são capazes de proporcionar um toque requintado e se você está em busca exatamente disso, vale a pena conferir as nossas dicas de uso do painel ripado.

Ele consiste em um elemento extremamente versátil, que pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, em áreas residenciais e também comerciais. A versão em madeira consiste na mais comum, mas hoje muitas empresas já produzem o painel em materiais como MDP e MDF.

O bacana é que os painéis feitos com estes materiais trazem à tona as características do material natural, tendência em alta no segmento do design de interiores.

Aqui você receberá informações especiais sobre o assunto e como pode melhor aproveitar o painel ripado na decoração.

Características e vantagens

Os painéis consistem em uma estrutura geralmente fina que serve para separar ou cobrir determinadas áreas. Os painéis são superfícies verticais ou horizontais e são peças maciças. Da mesma forma, pode ser composto de uma peça única ou de várias pequenas peças que o compõem.

As ripas consistem em um excelente exemplo de estruturas individuais que apresentam excelente resultado quando aplicadas juntas e compõem uma única peça.

As ripas atuam como pequenas tábuas que podem ser colocadas de acordo com a vontade do seu organizador. Uma das maneiras mais corriqueiras de aplicação acaba sendo lado a lado, criando um aspecto similar a de lambri feito de madeira.

Outra opção também comum que pode ser utilizada consiste em deixar as ripas ligeiramente afastadas, criando um efeito de vazado, o que também acaba sendo uma excelente alternativa para a composição do seu painel.

Independentemente da maneira que você escolher compor o painel, você terá a oportunidade de modificar os mais diferentes cômodos de casa, com requinte e sofisticação.

Formas de usar o painel ripado na decoração

São várias as formas de utilizar o painel ripado na decoração que acaba sendo difícil escolher uma delas. Além dos painéis com efeito similar ao de madeira, ou mesmo o natural, é possível atualmente encomendar painéis com os mais diferentes estilos e texturas. Isso permite que se tenha mais liberdade na composição do projeto, além de ampliar igualmente as possibilidades que se pode criar.

Abaixo você encontra algumas dicas sobre a aplicação do painel em diferentes ambientes da casa.

Sala de estar

Na sala de estar acaba sendo uma boa ideia utilizar o painel para valorizar áreas que já são constantemente observadas, além disso, também é possível utilizá-los para criar pontos focais. Uma boa opção nesse sentido acaba sendo revestir a parede que abriga o aparelho de TV, por exemplo.

Se a sua sala de estar é integrada à sala de jantar, por exemplo, ou mesmo a cozinha, acaba sendo uma boa estratégia usar o painel ripado para separar estes ambientes com requinte e sofisticação. Se o intuito é favorecer a integração dos ambientes, uma boa aposta é o painel vazado que permite a visualização de parte de ambos os ambientes.

Sala de jantar

A hora das refeições também merece atenção e vale valorizar o ambiente a partir da utilização dos painéis. Para utilizar o painel nesse ambiente, vale pensar em toda a sua composição uma vez que o ideal é pensar em um ambiente acolhedor e agradável.

Uma dica interessante nesse sentido é partir para além das paredes e revestir também o teto onde se encontram as luminárias do local. Pense só em poder direcionar o olhar das pessoas para uma belíssimo lustre ou iluminação pendente.

Cozinha

A linearidade do painel cai muito bem em espaços modernos, contemporâneos e minimalistas. Igualmente pode ser utilizado para quebrar a grande presença de formas orgânicas em decorações mais rústicas ou mesmo clássicas. Independentemente do estilo adotado em sua cozinha, é possível recorrer ao painel ripado para valorizar o seu ambiente com qualidade.

Uma das estratégias é criar um ambiente harmonioso a partir da utilização do painel a partir do backsplash da pia aos móveis presentes no cômodo.

Vale uma dica interessante caso a lavanderia esteja próxima à cozinha. Você pode utilizar o painel para esconder itens muito volumosos como é o caso do tanque ou da máquina de lavar.

Quarto

Quem mantém no quarto uma televisão, pode utilizar o painel de maneira semelhante à indicada na sala de estar. Além disso, você pode igualmente escolher o painel ripado para realizar o fechamento do ambiente com o guarda roupa. Ao optar pelo painel vazado você permite a troca de ar entre os ambientes, o que manterá as suas roupas sempre bem arejadas, assim como os seus acessórios também.

Outra dica bem legal é colocar as ripas atrás da cama. Se a sua cama ainda não tem cabeceira, acaba sendo uma opção estratégica que dispensará o uso da mesma.

Banheiro

Não tenha receio em utilizar o painel ripado para decorar o seu lavabo ou banheiro. Nesse ambiente, as ripas podem valorizar, por exemplo, a parte do espelho. Para o caso em que o banheiro fica próximo à lavanderia, vale utilizar as ripas para o fechamento destes ambientes.

Área externa

Em áreas externas como terraços, varandas ou correlatos as ripas podem atuar como um suporte para a implementação de um jardim vertical, por exemplo, o que acaba sendo uma ótima estratégia para o ambiente externo.

Nestes ambientes é possível que as ripas sejam colocadas diretamente na parede, o que criará um painel super atrativo ou no piso, por exemplo.

Motivos para apostar no painel ripado nos planejados

Viu que o painel pode ser uma boa opção para o seu ambiente? Mas de nada adianta um painel extremamente bonito se falta qualidade.

O investimento em painéis ripados planejados indica que você está investindo em um material de alta qualidade e que durará por anos a fio em sua residência. Além disso, é possível ter acesso a uma ampla gama de distintos materiais e texturas que vão valorizar ainda mais o seu ambiente.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!