luminna_blog02-abr22_limpar

Aprenda como limpar móveis planejados

Os móveis planejados são o sonho de consumo de grande parcela das pessoas, mas nem todos sabem exatamente como limpar essas peças

Os móveis planejados trazem uma série de vantagens para quem decide investir em um projeto exclusivo para o seu ambiente, seja casa, apartamento ou mesmo escritório. Mas igualmente, ter móveis planejados pode trazer uma série de dúvidas quanto ao processo de limpeza. Afinal, como limpar móveis planejados?

Os móveis planejados demandam de cuidados especiais e rotineiros para serem mantidos limpos e conservados. E para quem deseja ter esse tipo de mobília em casa é necessária atenção quanto a esses cuidados.

É fundamental que os móveis planejados sejam mantidos longe da umidade, sendo essa talvez a dica de conservação mais importante que garantirá que os seus móveis durem muito mais.

A importância do cuidado

É imprescindível que se tenha cuidado quanto às necessidades específicas dos móveis planejados, somente assim é possível garantir que os móveis se mantenham com brilho natural e evitam o aspecto envelhecido que pode acabar ocorrendo caso sejam negligenciados.

Vale destacar igualmente que caso sejam negligenciados os cuidados recomendados, estes móveis assim como quaisquer outros podem apresentar manchas e riscos, estragando.

Realizar um projeto de móveis planejados é um investimento para a sua casa que certamente você não quer perder não é mesmo? Então por quê não cuidar adequadamente?

Condições do ambiente

Abaixo você encontra uma relação do que afeta a conservação dos seus móveis planejados que vão te ensinar a cuidar muito melhor deles e que farão o seu investimento durar e muito mais. Móveis planejados apresentam mais qualidade do que móveis tradicionais, todavia, é fundamental que sejam cuidados adequadamente.

Umidade

Investigue com rigor se há pontos de vazamento no imóvel, seja no piso, na parede, ou mesmo no teto. Não se esqueça de verificar o alinhamento das esquadrias que também podem levar a entrada de água. Caso identifique a presença de vazamentos, realize a devida manutenção imediatamente, os móveis planejados em hipótese alguma podem entrar em contato com umidade.

Ventilação

Em hipótese alguma obstrua a entrada de ar por portas ou janelas. A entrada de ar é essencial para evitar mau cheiro e também mofo. Claro que é igualmente imprescindível que sejam respeitadas todas as regras quanto a construção seguindo as determinações da ABNT. Somente assim é possível garantir um ambiente apropriado para o recebimento dos móveis planejados.

Verifique se há uma boa corrente de ar no imóvel.

Exposição ao sol

Esteja atento quanto às entradas de luz. Verifique se as entradas de luz do cômodo protegem o mesmo da entrada da luz solar. A incidência dos raios solares sobre os móveis planejados pode prejudicar e muito a aparência dos mesmos, reduzindo a sua vida útil.

Persianas, cortinas e telas são excelentes meios de proteger o cômodo da entrada direta da luz solar.

Como limpar seus móveis planejados?

A partir dessas breves explanações sobre como conservar e manter os seus móveis planejados por mais tempo podemos dar início a dicas de como realizar a limpeza dos móveis planejados. Abaixo você encontra modos de limpeza adequados para cada tipo específico. Veja a relação abaixo.

Módulos/painéis e portas

O mais indicado é que a limpeza seja realizada com uma flanela branca limpa levemente úmida e com um pouco de sabão neutro. Após a limpeza, lembre-se que é necessário secar o móvel. Não se deve utilizar tecidos grossos ou com textura demasiadamente firme. Estes tecidos podem acabar riscando os seus móveis planejados e devem ser evitados.

Outra dica essencial é evitar o uso de produtos abrasivos ou químicos que podem danificar o móvel da mesma forma.

Madeira maciça

Na madeira maciça dispense o uso do sabão neutro e utilize apenas um pano úmido em água. Aqui também não se deve utilizar produtos abrasivos, estes podem comprometer os móveis de maneira permanente. Vale mencionar que alguns móveis inclusive podem contar com acabamentos que marcam as mãos de acordo com o manuseio e é preciso estar atento quanto a isso também.

Se o seu móvel apresentar essa característica, o recomendado consiste em utilizar algumas gotas de óleo de peroba na flanela completamente seca. Realize a limpeza sempre no mesmo sentido dos veios da madeira.

Portas de alumínio

Evite realizar a limpeza das portas no sol. Isso porque a limpeza das portas ao sol pode favorecer a rápida secagem e igualmente o surgimento de manchas. Antes de começar efetivamente a limpeza das portas que estejam engorduradas, passe um papel absorvente. Isso facilitará e muito a limpeza.

Vidros e espelhos

Para vidros e espelhos utilize tecidos macios e sem fiapos. Estes são os mais indicados para garantir a limpeza dos vidros e dos espelhos de casa uma vez que reduzem as chances de riscar a superfície.

Gavetas

As gavetas devem ser limpas sempre com um pano limpo e sabão neutro. Ao finalizar a limpeza deve ser passada uma flanela seca. Não realize a limpeza das corrediças independentemente do tipo que seja. Embora não seja perceptível ao olhar, essas corrediças possuem proteção em camadas adicionais que não devem entrar em contato com agentes químicos ou correlatos.

Para as corrediças limpe-as apenas com flanela seca. Nada além disso deve ser utilizado para a sua limpeza.

Outros cuidados

Alguns móveis, a depender do material no qual são fabricados, podem perder o brilho caso você não utilize o pano adequado para a limpeza. Para evitar erros, escolha sempre tecidos cem por cento compostos de algodão. Estes apresentam menor porosidade e evitam problemas que podem prejudicar as suas peças.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.