Image

Aprenda como escolher cortina de vidro para varanda

É tão gostoso aproveitar um espaço na varanda ou sacada, e estes momentos podem ser ainda melhores com uma cortina de vidro. Pois é possível aproveitar toda a iluminação e visibilidade esperada em um ambiente como esse.

As cortinas de vidro são muito comuns em apartamentos no litoral, entretanto não é somente em sacadas como essas que este sistema pode ser muito útil, afinal elas podem proteger todo o ambiente, fechando o espaço desde o parapeito até o teto, mas eventualmente sendo abertos aproveitando por completo o local.

Além de apartamentos, as cortinas de vidro podem ser utilizadas em cozinhas gourmets, varandas próximas a jardins e todo tipo de sacada, além de ambientes usados para descansar, refletir ou reunir os amigos, independente do tamanho. 

Proporcionando o melhor dos 2 mundos, claridade e visibilidade de um ambiente externo com a proteção de um local interno, vamos entender melhor como as cortinas de vidro funcionam. Acompanhe!

Importância da cortina de vidro para varanda

Cortina de vidro utilizada em varanda ou sacada tem diversas funções, além de dependendo da escolha serem bem bonitas. Em muitos casos são procuradas para se protegerem da poluição. Não somente de gases tóxicos propagados por indústrias e carros automotivos como também dos ruídos da região urbana.

Além disso, as cortinas de vidro também protegem do vento, poeira e chuva, sem tirar a conexão com o ambiente externo como a claridade natural e luz do sol, muito importantes para quem gosta de plantas na varanda, ou mesmo de tomar um solzinho.

Em dias muito frios a cortina de vidro protege o ar gelado de entrar, mantendo o ambiente mais quentinho. Por outro lado, em dias quentes é possível ligar o ar condicionado e desfrutar de um local fresquinho e agradável.

Tipos de cortina

Os tipos de cortina de vidro para varanda são 3, que veremos a seguir, o melhor tipo no entanto vai depender muito do local e também, o que se espera desta cortina de vidro. Quanto ao tipo de vidro utilizado, ele possui entre 8 mm a 10 mm e pode ser laminado ou temperado.

Já quanto às cores também vai depender do efeito desejado, pois as cortinas de vidro totalmente transparentes são bem comuns e permitem uma visão externa perfeita, mas também muito solicitado são as folhas de tom esverdeado, principalmente em regiões litorâneas.

Porém tons, opacos, fumês e espelhados permitem mais privacidade, geralmente solicitados em regiões urbanas bem movimentadas e também tem seu certo charme, estes tons não prejudicam a visibilidade do lado interno.

Sistema Europeu

O sistema europeu é o modelo mais utilizado de cortina de vidro em varandas e sacadas. Seu sistema de recolhimento das folhas de vidros é o que mais se assemelha a uma cortina. Pois elas ficam em único trilho, mas são manipuladas por um pivô central, que permite que cada parte gire 90º, depois podem ser recolhidas todas em um canto, permitindo abrir totalmente, tendo assim um ambiente muito mais ventilado, quando aberto.

A desvantagem porém é que é possível a passagem de água pelas pequenas frestas, pois as folhas de vidro ficam alinhadas lado a lado não transpondo uma sobre a outra. O que permite a entrada da chuva, quando muito forte.

Stanley

O modelo de janela de vidro Stanley é ideal para sacadas em apartamentos mais altos, pois possui uma maior resistência  a ventos e chuvas, tem um sistema parecido com o box de banheiro, com 2 ou mais trilhos recolhe para ambos os lados, dependendo de como ele  for planejado. Assim possui uma ótima abertura, entretanto não total.

Versatik

Versatik é o modelo de cortina de vidro para varandas que necessitam de menos ventilação externa, geralmente utilizados em ambiente que utilizam ar condicionado, pois ele se assemelha a uma janela, tendo duas bases de folhas fixas em cada lado, instalado em um único trilho por onde as folhas se movem.

Teto

Existe também a possibilidade de colocar uma versão no teto, permitindo um ambiente ainda mais claro, iluminado com luz natural. Pode ser aplicado não somente em varandas, mas corredores e pergolados. O interessante é que existem modelos com um mecanismo para abrir e fechar automaticamente.

Como cuidar das cortinas de vidro

Uma manutenção anual deve ser feita nas janelas de vidro, tanto para a segurança como também para manterem o sistema de abrir e fechar funcionando perfeitamente.

Como fazer a limpeza das cortinas de vidro

A limpeza das cortinas de vidro é bem simples. Nos trilhos basta passar um aspirador com bico fino, assim evitará qualquer obstrução causada pela poeira. Já nos vidros, dilua 4 gotas de detergente neutro a meio litro de água e passe com uma flanela, depois pode passar outra flanela seca para finalizar, não utilize limpa-vidros ou desengordurantes, principalmente nos vidros coloridos, pois podem danificar a coloração.

Caso as cortinas de vidro sejam instaladas em varandas de prédios, lembre-se de contratar profissionais para a limpeza externa dos vidros, evitando uma queda.

Cortina de vidro é um sistema bem funcional para varandas, permitindo vantagens de ambientes internos e externos ao mesmo tempo, tendo modelos que podem agradar a vários estilos.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe!