Blog
7 erros que você não pode cometer na decoração da sua casa
Conheça os principais erros na decoração para não cometer nenhum desses pecados capitais na hora de decorar a sua casa!
Ao longo do tempo a decoração mudou bastante. O que antigamente era considerado um crime, muitas vezes caiu no gosto da população em geral.
Isso é normal, afinal de contas o mundo está constantemente mudando, especialmente algo tão subjetivo como o homedecor.
Ainda que não exista uma listinha de regras fixas sobre a decoração da sua casa, alguns erros podem – e devem – ser evitados para garantir a beleza, fluidez e conforto do seu lar.
O que não fazer na decoração da sua casa
Excesso
Ao contrário do que muitos pensam, a decoração não se trata de entulhar o máximo de objetos possíveis em um único lugar. Na verdade, o minimalismo é algo bem apreciado nesse universo.
O que algumas pessoas só aprendem na prática é que uma grande variedade de itens decorativos pode trazer uma enorme poluição visual ao ambiente, muitas vezes tirando até a funcionalidade da sua casa.
O recomendado aqui é baixar o espírito Marie Kondo que existe em você para se livrar daqueles utensílios que já não fazem mais sentido manter.
Por isso, ao decorar um ambiente lembre-se sempre de perguntar o real motivo daquilo estar onde está. Questionamentos como “será que é realmente importante ter mais um quadro na sala ao invés de comprar uma planta para colocar noutro lugar?” podem fazer toda a diferença.
Para evitar esse erro clássico da decoração, busque espalhar peças que você adora e que realmente vão transmitir sua personalidade. E atenção: tente não exagerar, já que o equilíbrio é tudo nessas horas, combinado?
Falta de Planejamento
A vontade de terminar tudo muito rápido tende a atrapalhar em diversos fatores das nossas vidas e com a decoração não é muito diferente.
Se você não planeja, as chances de um detalhe se tornar um grande desastre são bem grandes.
Sendo assim, o planejamento e a calma são fatores essenciais para definir as intenções de cada espaço. Separe um tempo para pesquisar bastante antes de comprar a primeira coisa que ver pela frente.
Ignorar as proporções dos ambientes
Imagine o seguinte cenário: você comprou um sofá m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o pela internet e só depois da entrega é que você descobriu que ele não sabe na sua sala. Uma baita dor de cabeça, não é mesmo? Por sorte, essa situação pode ser evitada!
O “olhômetro” pode funcionar em diversos momentos, mas não quando o assunto é decorar o seu lar, uma vez que cada centímetro faz toda a diferença (literalmente).
Desta forma, para evitar este erro na decoração da sua casa nunca ignore as proporções dos seus ambientes e sempre (sempre mesmo) use uma trena para medir cada cômodo.
O pessoal de humanas não precisa ficar preocupado porque a trena é super fácil de usar e com o tempo vai se tornar um hábito para você também.
Dica bônus:
Um grande aliado neste momento são os projetos de ambientes planejados, que conseguem mesclar a função dos móveis com a sua rotina, proporcionando assim um lugar personalizado de acordo com a sua preferência.
Sem contar que a orientação de um especialista no assunto é tudo de bom, né? Por exemplo, é ele quem vai conseguir identificar de antemão que móveis grandes demais diminuem o ambiente, enquanto os menores passam a sensação de vazio.
Abusar das Cores
As ideias que parecem ótimas em nossa mente não são necessariamente as que vão se adaptar melhor na vida real, especialmente quando o assunto é colorir os ambientes.
Escolher a cor que irá compor a sua casa é como escolher o curso de uma faculdade: a união perfeita entre o que gostamos com o que vai ter um resultado bom na prática.
Orientamos que você se arrisque nas paletas de cores diferentes, mas em pequenas quantidades para garantir que uma cor se harmonize com a outra.
Uma ótima composição é apostar em tons frios com detalhes quentes, como no exemplo de projeto de cozinha planejada abaixo.
Você pode reparar que o tom predominante é o grafite, mas o charme fica por conta dos detalhes em amarelo.
Dessa forma, você conseguirá fugir da rotina e garantir a harmonia do seu lar simultaneamente.
Ficar preso em um único estilo de decoração
Outro erro na decoração da sua casa é trazer a monotonia à tona e padronizar os ambientes em um único estilo.
Nunca se esqueça que sua casa é o lugar que você vai passar a maior parte do tempo, por isso, sempre pesquise pelas tendências na decoração que mais lhe agradam e combinam com sua família também.
Não adianta nada ter uma casa igual das novelas se a sua rotina é outra, não é mesmo?
Uma mistura que faz muito sucesso é o contemporâneo com o clássico, especialmente em quartos de casal e de adolescentes também.
Para ilustrar melhor esse exemplo, veja só o projeto da Linha Casttini abaixo, com a cabeceira estofada clássica, enquanto os armários são retos, bem atuais.
As opções para você abusar e trazer mais originalidade para sua casa são inúmeras: desde minimalista, rústica, industrial, retrô, vintage, noir e por aí vai.
Se esquecer da circulação e fluidez dos ambientes
Um erro muito comum, e ainda assim bem grave, é se esquecer da real intenção da sua casa: ser o seu lar doce lar.
Parece até brincadeira, mas com a finalidade de deixar o espaço totalmente decorado muitas pessoas se esquecem da famosa funcionalidade que irá garantir a fluidez para se viver naquele lugar; principalmente se esse ambiente for a sua sala, por exemplo, que tem um fluxo maior de pessoas.
É bom sempre pensar se a decoração vai ajudar ou atrapalhar o seu cotidiano.
Para evitar que os móveis virem seus inimigos, tente não entulhá-los em grande quantidade.
Neste contexto, os móveis planejados também são bem eficazes, pois garantem o funcionamento e a elegância do seu espaço.
Não priorizar a iluminação
A iluminação é um ponto crítico em qualquer ambiente, pois na sua ausência até mesmo a melhor decoração e os móveis mais luxuosos perdem todo o destaque.
Janelas ou portas que trazem luz natural devem sempre ser levadas em conta, e inclusive, podem servir de ponto de partida para a organização dos demais itens.
Infelizmente nem sempre conseguimos acrescentar uma janela a mais, ou simplesmente alterar por completo a iluminação de nossa casa.
Dessa forma, uma solução muito mais viável e particularmente linda é o uso de abajures e luminárias corretas para cada ambiente.
Luzes de cor amarela, por exemplo, trazem uma grande sensação de aconchego. Os espelhos também são grandes aliados, pois ajudam a dissipar a luz pelo ambiente.
Usar a iluminação indireta com lâmpadas embutidas em sancas de madeira ou gesso, também é amplamente utilizada para realçar o conforto do lugar, como neste projeto de quarto de casal planejado abaixo que fizemos para a Casa Cor de 2019 que aconteceu em São Paulo no início do ano.
Atire a primeira pedra quem nunca cometeu nenhum desses erros clássicos na decoração da casa, não é mesmo? Para se manter antenado nas melhores dicas homedecor continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook.